Vantagens!

- Plano de Cargos e Salários Online! 
- Folha de Pagamento Integrada!
- Descrição de Cargos!

gestão e plano de cargos e salarios, rh

PCCS - Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Se você tem dúvidas sobre o que é uma gestão de cargos e salários, por favor leia as perguntas abaixo.

1 – Qual o objetivo do PCCS?
Implantar uma política de remuneração mais adequada, que permita a ascensão profissional dos
colaboradores, de acordo com suas aptidões e desempenho.


2 – Quais as vantagens do PCCS?
O plano promove a implantação de uma política salarial justa que premia efetivamente por mérito e antiguidade, além da transparência na expectativa de desempenho esperada e a perspectiva de progresso funcional.


3 – O Plano de Carreiras, Cargos e Salários é obrigatório?
Não. O colaborador tem a faculdade de aderir ou não ao plano.


4 – Como fica o colaborador que não aderir ao Plano?
Será mantido nas condições atuais, sem direitos às promoções horizontais e verticais.


5 – Irá ter redução salarial?
Não haverá redução salarial de nenhum colaborador.


6 – Caso eu não concorde com o enquadramento, o que devo fazer?
Apresentar requerimento junto à Gerência de Recursos Humanos, em até 30 dias após a adesão.


7 – Como será formada a Comissão para a Avaliação de Desempenho?
A Comissão de Avaliação será composta por 05 colaboradores de diferentes áreas da empresa, definidos pelas Diretorias, garantindo assim a imparcialidade. Os resultados serão amplamente divulgados e haverá um prazo de 10 (dias) para recurso.


8- O que é Progressão Horizontal?
Progressão Horizontal é a mudança de nível na tabela de salários e responsabilidades, de 02 em 02 anos, por meio da Avaliação de Desempenho e Antiguidade, alternadamente.


9 – O que é Progressão Vertical?
Progressão Vertical é a mudança de Classes dos Cargos (Júnior, Pleno e Sênior), desde que haja vagas disponíveis, através de processo seletivo interno.


10 – Meu salário é maior ao último nível da tabela. Meu salário será reduzido?
Não. O colaborador será posicionado no nível G da tabela do cargo correspondente e receberá o VPA – Vantagem de Plano Anterior, para que não haja redução salarial.


11 – O colaborador pode ser enquadrado com outra formação?
As profissões deverão ter correlação com os objetivos da empresa. Aqueles profissionais de nível superior em outras áreas e que desempenham atividades administrativas serão posicionados no cargo de Analista Administrativo.


12 – Como serão procedidas as novas contratações?
As contratações ocorrerão, quando necessárias, através de processo seletivo, prioritariamente interno, conforme estabelecido no documento da Política de PCCS.


13 – Como foram obtidos os valores referentes a cada cargo?
Todos cargos foram avaliados através do Método de Avaliação por Pontos, onde foram analisados requisitos como: Instrução, Experiência, Iniciativa, Responsabilidade por contatos, Esforço mental-físico, etc. A partir daí foi aplicado o Método de Mínimos Quadrados, visando uma tabela salarial onde os salários são de acordo com os pontos obtidos e o praticado no mercado.


14 – O Salários dos funcionários irão aumentar?
Isso depende de cada caso. Mas em regra geral, não. Serão posicionados no nível imediatamente superior ao salário atual, desde que possuam os pré-requisitos do cargo. Aqueles que não possuírem serão posicionados no cargo que possua os pré-requisitos e receberão VPA – Vantagem de Plano Anterior para que não haja redução salarial.


16 – O que é enquadramento?
Enquadramento é o posicionamento do colaborador em sua respectiva faixa e nível salarial, de acordo com grau de escolaridade pelo qual foi contratado, devendo sempre observar o salário base atual, sem acréscimos ou gratificações.


17 – Como será realizado o enquadramento?
O enquadramento dar-se-á com a análise da correspondência dos cargos e funções da estrutura anterior, grau de escolaridade, salário atual, o cargo ocupado pelo empregado no momento da transposição, o perfil com os respectivos requisitos do novo cargo, as atividades efetivamente desempenhadas, plano de cargos na estrutura organizacional entre outros requisitos estipulados no PCCS mediante aprovação da Diretoria.